sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mudanças na circulação de ônibus no Campus do Pici

26-Jan-2009
O retorno às aulas na UFC traz novidades para quem estuda ou trabalha no Campus do Pici. Com o objetivo de intensificar a segurança de estudantes e funcionários, as três linhas de ônibus que hoje circulam nas vias da Instituição deixarão de ter acesso ao local. A expectativa é que a regra passe a valer antes do início do novo período letivo, marcado para 16 de fevereiro.

Para garantir a movimentação gratuita da comunidade universitária por toda a extensão do Campus, uma parceria entre a UFC e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garantirá dois ônibus estilo jardineira, com capacidade de transportar de 110 a 120 pessoas cada um.

Os veículos circularão a cada seis minutos nos períodos de maior fluxo de estudantes e em intervalos de 12 minutos nos demais horários. Tendo como ponto de partida a entrada principal do Campus do Pici (na Avenida Humberto Monte), as jardineiras cumprirão o mesmo trajeto que as linhas de ônibus percorriam.

"A vantagem é que nós vamos restringir o acesso de pessoas não ligadas à UFC e que antes eram obrigadas a passar pelo Campus do Pici. Isso comprometia a segurança do local", explicou o Pró-Reitor de Administração, Prof. Luís Carlos Uchoa Saunders. Ele acrescentou que um guarda acompanhará o embarque dos passageiros no ponto inicial da rota, onde o movimento será maior.

O transporte de alunos e funcionários será reforçado por um microônibus da UFC, que se deslocará, a cada 10 minutos, da área onde está localizado o bloco do curso de Física até a Rua Pernambuco, onde se situa o bloco do curso de Educação Física.

Além das melhorias no quesito segurança, a novidade será positiva também para os alunos que costumam fazer longas caminhadas para chegar em determinados pontos do Campus do Pici – o maior da UFC, com 212 hectares.

Já os usuários das três linhas de ônibus que não passarão mais pelo local também ganham com a mudança, uma vez que o tempo de viagem desses veículos será reduzido em uma média de nove minutos.

De acordo com o chefe da Divisão de Planejamento da Etufor, Antônio Ferreira, a substituição dos ônibus comuns pelas jardineiras diminuirá em 50% (de 218 para 109) o número de viagens de veículos pesados dentro do Campus do Pici. "Isso reduz o impacto na pavimentação e no calçamento do local, ajudando na manutenção do Campus", explicou o técnico.

Saiba mais - Um projeto arquitetônico foi elaborado para garantir o acesso da comunidade universitária às jardineiras. O plano inclui a construção de um recuo onde as linhas de ônibus comuns deverão estacionar para o desembarque dos estudantes, além de passarelas – que facilitarão a caminhada dos usuários – e abrigos.

Por enquanto, apenas as linhas de código 075 (Campus do Pici/Unifor), 389 (Campus do Pici/Jovita Feitosa) e 310 (Campus Universitário/Panamericano) serão afetadas pela mudança. Negociações com a Etufor deverão incluir também a linha de transporte complementar (Topic) de código 03.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração da UFC - (fone: 85 3366 7360 / 3366 7361)

Atualizado em ( 27-Jan-2009 )

http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=7823&Itemid=1

Nenhum comentário: